Aguarde, carregando...

notícias

Semana de entregar as embalagens de agrotóxicos vazias

Semana de entregar as embalagens de agrotóxicos vazias

19-08-2015

Pelo quinto ano consecutivo a Cooperativa Agropecuária Camponovense – Coocam promove a Semana do Campo Limpo, com o intuito de retirar do campo todas as embalagens de agrotóxicos vazias da última safra.Neste ano o evento, que teve início na segunda-feira (17), segue até sexta-feira, dia 21.

Até a tarde desta quarta-feira (19), mais de 30 mil embalagens de agrotóxicos já foram arrecadadas e algo em torno de 70 produtores já foram atendidos nas filiais de Lebon Régis e Curitibanos. A estimativa é que este número ultrapasse a marca das 43 mil embalagens, tampas e caixas alcançadas no ano passado.

Na quinta-feira, é a vez do Rio Grande do Sul receber o projeto. Amanhã, a equipe que organiza a Semana do Campo Limpo da Coocam vai estar em Barracão recebendo as embalagens dos associados e clientes da região.

Em Campos Novos, o trabalho vai acontecer de forma um pouco diferente nesta sexta-feira. Serão feitas visitas da equipe do projeto in loco, em propriedades de associados da Cooperativa, no intuito de instruir a equipe de trabalho quanto ao uso e guarda das embalagens de agrotóxicos. “Neste ano, mudaremos um pouco o foco de atuação em Campos Novos por acreditar que a entrega das embalagens a Ararcam já acontece de forma automática. Por isso, vamos fazer visitas em propriedades para intensificar as orientações quanto a legislação e práticas ambientais vigentes.”, explicou a engenheira agrônoma que coordena o projeto, Ilsa Cristina Bilck.

Cristina salientou ainda, que este ano os produtores estão surpreendendo pela qualidade das embalagens entregues. “Com o passar dos anos os produtores foram se conscientizando das responsabilidades que têm frente ao meio ambiente, e hoje, esse trabalho de lavagem e armazenamento adequado das embalagens já acontece de forma quase que automática.”, disse.

Exemplo dessa conscientização foi a entrega de aproximadamente 2 mil embalagens por parte dos produtores Edson e Silvano Sobiesiak, irmãos e produtores de soja do município de Curitibanos. Com as embalagens impecavelmente acondicionadas, separadas por litragem em big bags específicos, os produtores cumprem exatamente com o que a legislação propõe.

Segundo Silvano, o serviço de lavagem, separação das tampas e acondicionamento dos vasilhames é feito por eles mesmos na propriedade, e tudo, com muito cuidado. “Temos muito capricho no fazer o serviço. Seguimos as normas pensando na reciclagem desse material, e tudo fica guardado em nosso galpão aguardando a data da entrega.”, explicou.

Edson ressaltou ainda, que o recolhimento realizado pela Coocam é de grande valia para os produtores, que além de conseguir cumprir com sua obrigação de forma facilitada, ainda contam com a cooperação da cooperativa no deslocamento dessas embalagens a Central, dando continuidade ao processo. “Estávamos esperando pela campanha que a Coocam realiza. Ela é muito importante para nós produtores, que através da entrega desocupamos o espaço na propriedade, e ainda temos a certeza de estarmos cumprindo o processo de forma adequada.”, disse.

De acordo com o gerente da unidade de Curitibanos, Alcebiades Soccol, a intenção da Coocam com o programa é atingir o maior número de produtores possível. “Neste dia recebemos embalagens de todos os produtores que estiverem dispostos a entregar, nossos clientes ou não. A intenção maior do projeto é retirar as embalagens do campo e prestar esclarecimentos aos produtores. Acreditamos na conscientização.”, disse.

 

Orientação aos produtores também é o foco do programa

Para aqueles que ainda não sabem como fazer o processo de lavagem e separação dos vasilhames, mas que têm boa vontade de estar em concordância com a legislação, a equipe da Coocam também presta serviço de orientação e conscientização durante a Semana do Campo Limpo.

Para isso, a equipe vistoria carga por carga das embalagens recebidas, averiguando características como a limpeza, descontaminação dos vasilhames, separação adequada de tampas, lacres e caixas e acondicionamento do material.

O produtor de soja, milho e feijão, Generino Fontana Junior aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o processo. De acordo com o produtor, o serviço já é feito no campo, porém algumas exigências de separação ainda precisam ser adaptadas na produção.

Uma das dúvidas de Generino era sobre o destino correto das caixas dos produtos que também precisam ser entregues para reciclagem, e que não podem ser reutilizadas na propriedade.

De acordo com a engenheira agrônoma, Ilsa Cristina Bilck, as caixas de papelão foram o vilão deste ano de entrega, sendo que ainda é o item que o produtor tem mais dificuldade de entregar corretamente. Outro esclarecimento importante dado aos produtores foi quanto a não necessidade de lavagem das embalagens que acondicionam produtos usados para o tratamento de sementes. “Elas são consideradas embalagens rígidas não laváveis. Por isso, elas não podem ser misturadas com as demais embalagens, e precisam ser entregues para a Central separadamente e tampadas, diferente das demais embalagens que precisam estar tríplice lavadas e com as tampas separadas.”, disse.

 

A necessidade de entrega vai além da quantidade e envolve a responsabilidade

E não apenas grandes produtores, com grandes quantidades de embalagens depositadas nas propriedades têm obrigatoriedade de entrega.

Exemplo disso, foi a entrega de João Petris Graniman, de Curitibanos, que trouxe apenas uma embalagem de um litro para a cooperativa. João ressaltou que estava cumprindo com o seu dever, pois a legislação é estabelecida para todos.

Outro bom exemplo foi o da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus de Curitibanos, que fez a entrega na Coocam de 50 embalagens utilizadas nos experimentos das aulas práticas dos alunos do curso de Agronomia. Segundo o servidor que efetuou a entrega, Ricardo Parizoto, a universidade cumpre a legislação e tem o interesse que os alunos estejam atualizados quando a obrigatoriedade do processo de devolução.

 

De olho no futuro, Coocam acredita na capacitação da nova geração

Neste ano, a Semana do Campo Limpo teve início nas escolas. Isso mesmo, a primeira ação foi focada nas crianças, através da realização de palestras para o 5º ano do ensino fundamental.

Com isso, a Coocam atendeu algo em torno de 80 crianças do Centro Educacional Potencial e o Colégio Auxiliadora, de Campos Novos. Segundo Cristina, que ministrou as palestras, o intuito é começar a educação para este tema na base. “Acreditamos que se nossas crianças e adolescentes entrarem em contato desde cedo com temas como a necessidade de reciclagem e reutilização, teremos futuramente, uma sociedade ainda mais comprometida com esta causa.”, disse.

Segundo dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - Inpev, hoje o Brasil é o primeiro país no mundo na entrega das embalagens de agrotóxicos vazias. Em 2014, 91% das embalagens utilizadas pelos produtores no campo tiveram condições de ser encaminhadas para a reciclagem. Levando em conta que 5% das embalagens não são passíveis de reciclagem, porque são contaminadas, tem-se ainda 4% das embalagens que não seguem a destinação adequada.

Com uma sociedade mais consciente, quem sabe não se chega aos 95% possíveis? O trabalho não pode parar.

 

Mais informações

 

Camila Bebber Gomes

Assessora de Comunicação Coocam

49 8804-5306

comunicacao@coocam.com.br