Aguarde, carregando...

notícias

Semana do Campo Limpo da Coocam consegue encaminhar quase que totalidade do recolhimento para reciclagem

Semana do Campo Limpo da Coocam consegue encaminhar quase que totalidade do recolhimento para reciclagem

29-08-2014

Campos Novos – A Semana do Campo Limpo da Coocam, que teve início no Dia Nacional do Campo Limpo, 18 de agosto, e seguiu até o dia 22, sexta-feira, passando por todas as unidades da Coocam, nos municípios de Curitibanos, Lebon Régis, Barracão e Campos Novos recolheu algo em torno de 43 mil unidades entre embalagens rígidas, tampas, embalagens plásticas e caixas de papelão.

Os números, além de serem significativos e apontarem um aumento na arrecadação, de acordo com a realizada no ano passado, ainda trazem com eles mais um notícia boa: 92,5% das unidades recolhidas estão em condições favoráveis à reciclagem dos materiais.

Isso demonstra que, além do produtor rural estar comprometido com a devolução das embalagens e vasilhames, ele ainda está utilizando as orientações recebidas sobre a lavagem das embalagens e o acondicionamento delas na propriedade. “Ao longo dos quatro anos de projeto, além de receber as embalagens, ainda estamos passando orientações aos produtores no sentido de mostrar a eles o que é correto, e como o acondicionamento, lavagem e devolução das embalagens precisam ser feitas. Com a arrecadação deste ano percebemos que estamos no caminho certo, ou seja, que essas instruções estão sendo colocadas em prática, e isso nos deixa muito satisfeitos.”, explicou a engenheira agrônoma da Coocam, Cristina Bilck, responsável pelo projeto.

Apenas 3 mil embalagens entregues não poderão ser reutilizadas e seguem para a incineração. São as embalagens plásticas flexíveis. “Essas embalagens serão destinadas a incineração por estarem contaminadas pelos produtos, por isso elas não servem para a reciclagem.”, ressaltou.

Além do recolhimento das embalagens, a Coocam contou ainda com a visitação de alunos da rede municipal de ensino dos municípios de Celso Ramos, Lebon Régis, Fraiburgo e Barracão, e ainda do Centro Educacional Potencial, de Campos Novos, que puderem conhecer como funciona o processo de entrega das embalagens e receber informações sobre a importância da preservação ambiental. “Foram 280 crianças que passaram pelas unidades e puderam conhecer de perto uma parte do projeto que a Coocam desenvolve com os agricultores. Ficamos contentes com esse entrosamento Cooperativa X Escola porque acreditamos que a conscientização pode acontecer juntamente com a formação da personalidade”, disse Cristina.

Com esse resultado, o projeto Semana do Campo Limpo passa por outro momento, que não é mais fixar a necessidade de conscientização do produtor, que isso ele já tem. Mas sim, de treiná-lo para que as embalagens sejam separadas de forma que 100% vá para a reciclagem. Todas as embalagens arrecadas foram encaminhadas a Central de Recebimento de Campos Novos, a Ararcam.

De acordo com João Carlos Di Domênico,  o projeto já é sucesso na Cooperativa que comemora os números e resultados a cada nova edição. “Percebemos que o projeto avançou e com ele a consciência ambiental dos produtores rurais ligados a Coocam também. Estamos passa a passo chegando em nossos objetivos que são os de implantação de ações de sustentabilidade e preservação no campo”, finalizou.

Vale lembrar que a entrega de embalagens de agrotóxicos vazias por parte do produtor acontece não apenas durante o recolhimento itinerante, mas em todas as épocas do ano, principalmente nos períodos pós safra. “Todas as unidades da Coocam têm Centrais de Recebimento em suas proximidades e os produtores podem fazer essa entrega em todas as épocas do ano diretamente nos locais de recebimento. Informações podem ser obtidas com o Departamento Técnico de cada unidade”, disse Cristina.

 

Brasil

O Brasil é o primeiro país no ranking da arrecadação de embalagens de agrotóxicos vazias. 94% das embalagens utilizadas na produção agrícola têm destinação correta.

Até o momento foram destinadas corretamente mais de 308 toneladas de embalagens em todo o Brasil. Acompanhe o embalômetro no site do Inpev -  www.inpev.org.br.