notícias
Semana do Campo Limpo da Coocam iniciou com palestra para Escola Itinerante de Campos Novos
13-08-2012Campos Novos – Toda a programação da Semana do Campo Limpo da Cooperativa Agropecúaria Camponovense - Coocam, que acontece até sexta-feira, teve início na manhã de segunda (13), com uma palestra ministrada pela engenheira agrônoma da Cooperativa, Ilsa Cristina Bilck, voltada a todos os alunos da Escola Itinerante de Campos Novos.
Além de receber informações sobre a importância da devolução adequada das embalagens de agrotóxicos vazias e tríplice lavadas, os alunos puderam vislumbrar a grandeza desse projeto, que coloca o Brasil como o país que mais recicla as embalagens de agrotóxico em todo o mundo. No país, 96% das embalagens utilizadas na produção rural, já têm destino adequado, indo para as centrais de recolhimento, e depois para as empresas recicladoras.
Dicas simples, de como separar o lixo seco do molhado, da reciclagem dos materiais, de utilização do sistema de compostagem nas propriedades, e de mudanças de comportamento de consumo foram debatidas com os alunos no sentido de provocar em cada um deles, atitudes de sustentabilidade e de comprometimento com a preservação ambiental.
“A escolha da escola itinerante se deu devido à proximidade que estes alunos têm com o tema, já que todos eles são filhos de produtores rurais, moram no campo, e, portanto têm contato com as embalagens de agrotóxico, e assim, a possibilidade de manejá-las de forma adequada”, explicou a engenheira, que disse ainda, que a formação de crianças e adolescentes é a base da mudança de comportamento, já que a atitude de recolhimento das embalagens é um advento ainda novo, com pouco mais de 10 anos.
Outro foco da palestra foi à questão da utilização adequada dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI, já que a grande maioria dos alunos têm pais e familiares que manuseiam agrotóxicos nas atividades diárias do campo. “Lembramos dicas básicas da proteção, como a utilização de bota de borracha, de utilizá-la para dentro da bota, de utilizar a luva e máscara no sentido de prevenir a contaminação das famílias, bem como a incidência do câncer de fígado e pele, que são os que mais incidem em áreas rurais”, disse Cristina, que passou ainda orientações para o enxágüe dos EPIs, fato de maior contaminação das mulheres do campo.
Unidades de Recebimento - Em Campos Novos, já uma central de recebimento de embalagens de agrotóxicos vazias, a Ararcam, que funciona diariamente para este fim, e que está localizada às margens da BR-282, km 349.
Nesta semana, de terça a sexta, as unidades da Coocam estarão funcionando como unidades de recebimento itinerantes de embalagens, das 08 às 18h, de acordo com o calendário abaixo:
Terça-feira, dia 14 – Lebon Régis
Quarta-feira, dia 15 – Curitibanos
Quinta-feira, dia 16 – Barracão
Sexta-feria, dia 17 – Campos Novos