notícias
Semana do Campo Limpo da Coocam já tem programação completa
25-07-2014Campos Novos – Nesta semana a Coocam – Cooperativa Agropecuária Camponovense definiu seu calendário de atuação na Semana do Campo Limpo, programa que a Coocam realiza anualmente com o recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos, em todas as unidades da Cooperativa. O programa acompanha o Dia Nacional do Campo Limpo, instituído pelo Inpev, que se dá em 18 de agosto.
Neste ano, o trabalho inicia no dia 16 de agosto e segue até dia 22 com inúmeras atividades destinadas a diversos públicos. Recolhimento de embalagens, conscientização ambiental e repasse de conhecimento então entre as atividades que serão desenvolvidas pela equipe de colaboradores da Cooperativa que tem como organizadora a engenheira agrônoma da Coocam, Ilsa Cristina Bilck.
No dia 16 de agosto, a Coocam abre seu calendário de atividades com um pedágio de conscientização, em conjunto com a Central de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos Vazias de Campos Novos, a Ararcam, que vai acontecer no centro da cidade, com a distribuição de mudas de árvores nativas.
No dia 18, Dia Nacional do Campo Limpo, a Coocam participa de evento promovido pela Ararcam, lá mesmo na Central, onde recebe estudantes para acompanhamento dos trabalhos feitos pela entidade e conscientização ambiental dos mesmos.
No dia 19 é dada a largada do recolhimento de embalagens de agrotóxicos itinerante da Cooperativa. Neste dia é a filial de Barracão, no Rio Grande do Sul, que durante todo o dia que abre suas portas para receber as embalagens dos produtores rurais clientes ou associados da Coocam.
Dia 20 é a vez de Curitibanos recolher as embalagens de agrotóxicos vazias de seus produtores e dia 21 o recolhimento acontece em Lebon Régis.
Em Campos Novos, dia 22, o recolhimento das embalagens dos produtores e clientes da Coocam vai acontecer na Ararcam, e não nas instalações da matriz. Isso, para evitar um embarque e desembarque das mesmas, já que todas as embalagens arrecadadas com a campanha de 2014 serão destinadas a Central de Campos Novos.
Segundo Cristina, é importante que os produtores tenham em mente que no momento da entrega, as embalagens de agrotóxicos vazias precisam estar tríplice lavadas, devidamente acondicionadas e com as tampas separadas dos vasilhames.
Ao longo dos três anos de realização do projeto pela Cooperativa 63,4 mil embalagens de agrotóxicos já foram retiradas das lavouras. De acordo com o presidente da Coocam, Joao Carlos Di Domênico, essa é uma iniciativa importante, que ressalta a conscientização ambiental e a produção com o menor dano possível ao meio ambiente. “Nós da Coocam trabalhamos no sentido de gerar ao produtor a consciência de sua responsabilidade frente a esse processo da entrega das embalagens. Através da Semana do Campo Limpo a Coocam dá os esclarecimentos necessários aos produtor e possibilita a entrega de forma correta das embalagens utilizadas em sua produção”, explicou João Carlos.