Aguarde, carregando...

notícias

Uma semana de trabalho e mais de 25 mil embalagens de agrotóxicos retiradas do campo

Uma semana de trabalho e mais de 25 mil embalagens de agrotóxicos retiradas do campo

21-08-2013

Campos Novos - Se o Brasil é recordista mundial no recolhimento de embalagens de agrotóxicos vazias e se nos últimos dez anos o percentual de embalagens plásticas colocadas no mercado que são recolhidas pela indústria após o uso do produto nas lavouras atingiu 95%, é porque iniciativas como a Semana do Campo Limpo, promovida pela Cooperativa Agropecuária Camponovense -  Coocam, de 12 a 16 de agosto, estão dando certo.

Em apenas uma semana de trabalho, focado na conscientização do produtor rural quanto a sua responsabilidade no que diz respeito à entrega das embalagens, a Coocam arreacadou, nas unidades de Lebon Régis, Curitibanos e Barracão  - RS, além da matriz em Campos Novos, mais de 25,8 mil embalagens vazias e tampas separadas, todas, adequadamente tríplice lavadas e em condições ideais para entrega nos postos de coleta, neste caso, na Ararcam. Depois de coletadas, todas as embalagens foram conduzidas ao posto de coleta, na cidade de Campos Novos.

O número de recebimento da Coocam aumentou em 51% com relação a arrecadação do ano passado. Esta foi a terceira edição do evento promovido pela Cooperativa, e que a cada novo ano tem ganhado mais produtores adeptos e conscientes da sua responsabilidade.

De acordo com a engenheira agrônoma responsável pela projeto na Coocam, Ilsa Cristina Bilck, a Semana do Campo Limpo reflete a mudança de consciência do produtor, que tem de fato participado dessa cadeia de responsabilidades compartilhadas, que existe desde o momento da produção do agrotóxico, até o momento da reciclagem ou incineração da embalagem pela indústria produtora. “Todo esse processo de produção, venda, transporte  e manuseio das embalagens de agrotóxicos é de responsabilidade da indústria que o produz, da cooperativa ou loja agropecuária que repassa ou produtor, e ainda dele próprio, enquanto manejador do produto”, explicou.

Dados do Inpev – Instituto de Processamento de Embalagens Vazias, indicam que nos seis primeiros meses de 2013, o sistema totalizou o recolhimento de mais de 21,3 mil toneladas de embalagens vazias. “E esse número deve dar um saldo agora com o Dia do Campo Limpo, comemorado em 18 de agosto, haja vista que diversas empresas fizeram esforços conjuntos no recolhimento das embalagens”, lembrou Cristina.

A medida tomada pela Coocam e o engajamento dos produtores na iniciativa  de descartar adequadamente as embalagens traz redução de danos ao meio ambiente e aos próprios produtores e suas propriedades. Isso, porque antes da legislação, as embalagens quase que na sua totalidade eram enterradas, queimadas ou ainda reutilizada pelos produtores sem qualquer critério.  No entanto, a partir da legislação, o produtor que não modificar sua atitude, e não devolver as embalagens corre o risco de ser autuado, multado e até mesmo penalizado, se dor comprovada sua irresponsabilidade.

Já o presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico, aponta como satisfatório o número de embalagens arrecadadas e ressalta que o projeto Semana do Campo Limpo vai de encontro com a missão da Cooperativa. “Queremos, além de produzir, produzir com responsabilidade e essa é uma atitude que deixa visível nosso modo de trabalho. A Coocam está engajada nesta causa e mais que isso, está comprometida em fazer com que os produtores e clientes dessa cooperativa também se comprometam”, finalizou.

 

Conheça os número da Semana da Campo Limpo da Coocam neste três anos de atuação.

2011 – 6 mil embalagens recolhidas e destinadas

2012 – 17,1 mil embalagens recolhidas e destinadas

2013 – 21,5 mil embalagens e 4,3 mil tampas recolhidas e destinadas. Total: 25,8 mil embalagens a menos de poluição nos campos.

 

Camila Bebber Gomes

Assessora Comunicação Coocam

comunicacao@coocam.com.br

49 8804-5306