Aguarde, carregando...

notícias

Unidade de Tratamento de Sementes Industrial é inaugurada na Coocam

Unidade de Tratamento de Sementes Industrial é inaugurada na Coocam

15-09-2013

Campos Novos – Na manhã de sábado, dia 14, a Coocam – Cooperativa Agropecuária Camponovense recebeu mais de 100 produtores de Campos Novos, Lebon Régis, Curitibanos e Barracão – RS para demonstração do funcionamento da Unidade de Tratamento Industrial de Sementes, da Bayer, instalada nas dependências da Matriz, em Campos Novos. O empreendimento conta com tecnologia de ponta e possibilita o tratamento de sementes de forma adequada, com precisão e segurança ao produtor.

 Segundo informações do gerente regional da Bayer, Luiz Crudi, a unidade instalada na Coocam é a primeira de Santa Catarina, e representa a solidificação de uma parceria em prol da inovação, da qualidade e principalmente da produtividade dos produtores associados ou clientes da Coocam.

Acompanhados pelo engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento, os produtores presentes receberam orientações sobre o processo de tratamento realizado e também puderam verificar in loco as instalações da máquina, seus benefícios e formas de processamento.

O vice-presidente da Coocam e responsável pelo Departamento Técnico da Cooperativa, Riscala Miguel Fadel Júnior enfatizou que o TSI deve aumentar consideravelmente a produtividade dos produtores que fizerem a opção pela compra das sementes tratadas pela Coocam. “Todos os dias nós, do Departamento Técnico da Coocam estamos em busca de soluções que aumentem a produtividade e lucratividade de nossas lavouras. Percebemos então, que nosso sistema de tratamento de sementes, mesmo não sendo ruim, precisava ser melhorado, e assim fizemos. Hoje, oferecemos a nossos produtores um sistema inovador, preciso e altamente eficiente no quesito tratamento de sementes. Ele garante valor agregado a semente, porém permite que o tratamento da cultivar seja preciso, recobrindo uniformemente a semente, com quantidades de produto adequada e sem desperdício de  material”, explicou.

Já o presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico disse que a Coocam é uma cooperativa voltada para o emprego da tecnologia e focada na inovação. “Buscamos sempre, em todos os setores de atuação da Coocam inovar e trazer ao produtor o que tem de melhor no setor de agronegócios. Por isso com apenas 20 anos de atuação temos nome sólido, confiança do mercado em que atuamos e soluções inovadoras.”, ressaltou João.

Após a demonstração e visitação da unidade de tratamento de sementes, os produtores foram recepcionados na sede da SERCoocam, para confraternização e almoço.

Atuação do TSI

O TSI da Coocam está voltado para o tratamento de sementes de soja, milho, trigo, feijão, aveia e canola. Neste ano, a primeira cultura a ser plantada com o tratamento industrial de sementes será o milho, que começa a ser plantado já nesta semana.

 Conforme o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento, através do TSI a Coocam incentiva o processo “abre e plante”, ou seja, o produtor não tem qualquer contato com a semente, já que tem apenas o trabalho de abrir o saco de semente e colocá-lo na plantadeira. “No milho especificamente o produtor que optar pela semente tratada não terá nenhum processo anterior ao plantio para fazer. No soja, apenas precisa inocular a semente. Isso além de representar uma economia de mão de obra ao produtor ainda reduz o risco de contaminação ambiental e pessoal”, explicou.

O custo benefício do TSI também deve ser levado em conta. De acordo com Cristiano Nascimento apesar da semente ter o custo de tratamento agregado ele equipara-se com o valor pago pelo produtor se levar em conta a diminuição de mão de obra na fazenda, a preocupação com descarte de embalagens, a minimização de riscos de contaminação ambiental, os custos trabalhistas e ainda a precisão do tratamento e assim otimização de todas as sementes. “A diferença do tratamento industrial para o convencional, é que mesmo empregando a mesma quantidade de produto por saca, o industrial garante a cobertura da semente uniforme, não tendo o risco de algumas ficarem desprotegidas e outras apresentarem fitotoxidez por excesso de produto”, finalizou.

 

 

.

 

Camila Bebber Gomes

Assessora Comunicação Coocam

comunicacao@coocam.com.br

49 8804-5306