notícias
Voluntariado auxilia em doação de carro para APAE
11-03-2019APAE de Campos Novos recebeu veículo de emenda parlamentar, com intermédio de solicitação de voluntárias camponovenses.
Mais uma vez o trabalho voluntário reverteu-se em benefícios para a APAE de Campos Novos. Por intermédio da voluntária Olga Maria Di Domenico juntamente com sua prima Maria Betina Antunes, a entidade conquistou um veículo na tarde de quinta-feira (28/02) para auxiliar nos trabalhos desenvolvidos pela instituição. A apaeana, como gosta de ser lembrada, fez a solicitação para o deputado federal Ronaldo Benedet, que presenteou a APAE por meio de emenda parlamentar com um Aicross Citröen. A entrega foi feita pelo prefeito de Campos Novos, Silvio Alexandre Zancanaro.
Olga ou Dinda, como é conhecida na comunidade, falou que o voluntariado que presta na APAE, já completa mais de 25 anos. “Uma vez apaeana, sempre apaeana. O meu trabalho na APAE iniciou há mais de 25 anos e foi evoluindo. O meu sogro sempre teve um carinho enorme pela APAE e começamos a desenvolver um trabalho conjunto, oferecendo piqueniques e almoços para confraternizar com todos os alunos. Essa atividade já virou tradição no Natal e ocorre uma vez ao ano. Começou com a família Di Domenico e hoje muitos amigos auxiliam, assim como empresas parceiras, como a Coocam e Syngenta”, explicou a voluntária, que já foi presidente da instituição.
Conforme o diretor da Apae, Luiz Augusto de Souza, a própria instituição nasceu de um trabalho social voluntário de pessoas da comunidade camponovense. “O voluntariado é indispensável dentro da APAE. O voluntário tem uma graça divina se ser uma pessoa que ajuda, que tem amor pelas pessoas e traz consigo o respaldo da comunidade. Quem trouxe esse projeto da APAE, foram voluntários do Lions que sentiram a necessidade de ter essa instituição para atender as pessoas com deficiências. A Dinda é um diferencial, se tivéssemos 10 pessoas como ela, a APAE seria muito maior. Quando cheguei há 17 anos, tivemos que reestruturar toda a escola e sempre tivemos apoio da Dinda e das famílias Di Domenico e Rosar, assim como o Sindicato Rural e Coocam”, disse o diretor.
Luiz Augusto conclamou a sociedade para que auxiliem as instituições e prestem serviços voluntários. “Tem pessoas que não entendem o valor de ajudar os outros. Muitos entenderam, como os voluntários da APAE, o valor de ajudar o próximo sem receber nada em troca ou até sem necessitar diretamente dos serviços prestados. Sempre há necessidade de reparos na estrutura e se não houver parcerias fortes, a instituição acaba fracassando e não oferecendo um serviço de qualidade”, disse. “As APAES precisam de apoio do município e da sociedade, sabemos de vários casos de Apaes que estão prestes a fechar as portas”, disse a apaiana, Olga Di Domenico.
Silvio Alexandre Zanacanaro, que fez a entrega do veículo, agradeceu o empenho das voluntárias. “Muito mais que ao deputado precisamos agradecer a camponovense Betina Antunes, que era chefe de gabinete do deputado e a sua prima Olga Di Domenico, que intermediaram essa conquista junto ao deputado. Que seja a primeira de muitas conquistas. Sabemos que esse veículo vai auxiliar ainda mais nos atendimentos e isso nos deixa felizes e com a missão e responsabilidade de buscar ainda mais recursos que ajudem no trabalho da entidade”, ressaltou o prefeito.
Atualmente a instituição conta com uma estrutura de mais de 2.500 m², todos os espaços são utilizados para atender aos quase 100 alunos e pacientes que utilizam os serviços do Caesp Menino Deus e Apae Clínica. São mais de 40 profissionais envolvidos no trabalho. A comunidade pode ajudar participando das promoções da entidade ou através da campanha realizada pelo Samae, onde o cidadão pode contribuir com um valor cobrado na fatura da água.
Fonte: Jornal Folha Independente